quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto da Escola


Escola do HIP HOP

   A Escola de HIP HOP realizará oficinas de Rap, Break, Graffite, DJ, Teatro, Artes Plásticas e para cada oficina haverá oficina de Educação Ambiental, na Região da Micro Bacia do Crispim. As oficinas serão direcionadas a estudantes das escolas publicas do Gama e alunos assistidos pelo COSE (Gama).
              A preservação da micro-bacia do Crispim e a preocupação ambiental será o principal tema abordado nas oficinas. Incentivando os jovens a terem consciência ambiental utilizando a arte cultura Hip Hop como ferramenta
           O Hip Hop é uma cultura artística que se iniciou durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJ, o break e a escrita do graffite.  
           Em Brasília, vemos alguns movimentos culturais, mas vemos poucos com o intuito de preservar e conservar o meio ambiente.  A Escola de Hip Hop trará o movimento cultural, interagindo com o movimento hip hop e a consciência ambiental juntos. 
           Objetivo do projeto é a fomentação de novos valores e a descoberta de novos talentos, inclusão como instrumento necessário para a construção de uma sociedade mais justa. Formar cidadãos preocupados com o meio ambiente, com a cultura e com o local em que vivem.                                                                 
       A descoberta de novos valores, de novos talentos e a oportunidade para os alunos fazerem oficinas culturais gratuitas. Contribuindo para a alta estima deste jovem que verá a cultura como um instrumento de socialização e de formação humana.  
Justificativa: Muitas das manifestações culturais brasileiras estão identificadas com a população da periferia. Esta população geralmente é carente de iniciativas para o desenvolvimento sócio-econômico e de espaços para o lazer e expressão cultural. Dentro desta diversidade o movimento Hip Hop tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e têm atraído jovens, especialmente os que moram na periferia.
         É um movimento com tema para varias tendências, mas que se destaca pela denuncia da exclusão social e pela discussão de questões relativas à história e a identidade dos Negros. O Hip Hop tem ganhado, cada vez mais, militantes e mais espaço no Brasil. Segundo Viviane Melo de Mendonça Magro, psicóloga que estuda o movimento Hip Hop no Brasil “As historias do Rap são, fictícias ou reais, de pessoas que vivem na periferia baseada na vivencia da mesma. Para eles o Hip Hop é uma resistência de mudança da realidade”. Com ênfase na questão de gênero, sua popularidade se deve ao fato de ser um movimento enraizado nas experiências.



                                                                                                                   


   
 Quem pode participar?
Todos os alunos das escolas pública do Gama de 12 á 18 anos.
 
Quando Começa as aulas?
Dia 24 de junho de 2012.


10 comentários:

  1. Iae como eu faço para participar do 'RAP' É faz oq ensina a cantar;ou como é que é...

    ResponderExcluir
  2. boa noite juliana!a programação da escola é realizar a cada mes uma oficina. a primeira ofina é de teatro acompanhada de educação ambiental em junho. a cada mês uma oficina diferente. as oficinas começam em junho e terminaram em novembro, com um evento onde os alunos(as) aprentaram o produto final, com uma interação com os artistas que estão na cena! quanto a sua pergunta vou pedir ao professor para tirar a sua duvida. obrigado pela participação e acompanhe as novidas pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juliana boa noite, por favor ajude a divulgar o projeto. a primeira fase é a mais dificil que é a divulgação do projeto.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como faço para me inserir no Grupo de Educação Ambiental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem muitas formas de participação, na verdade depende do que voc~e deseja, até que ponto pode contribuir com a escola do hip hop, e se compreendeu a proposta do projeto o apoio é fundamental em um projeto que tem a ousadia de interagir a arte, a educação e a preservação ambiental como instrumento não só de lazer mais de um aprendizado que aluno irá leva para o resto da vida, porque o aluno de hoje será o ativista do futuro.

      Excluir
  5. Quando começa a oficina de break? onde será? e o que é necessário para a inscrição :]?

    ResponderExcluir